O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, em suas redes sociais na tarde desta quinta-feira, 15, informou que pediu ao Congresso Nacional a não renovação da concessionária Enel no estado do Rio de Janeiro. Ele mobilizou a Comissão das Minas e Energia da Câmara Federal. A cidade tem tidos frequentes quedas de energia nas últimas semanas, sempre que chove.
“Mandei ao presidente da Comissão das Minas e Energia da Câmara Federal um pedido de não renovação da Enel no estado do Rio de Janeiro. O Congresso Nacional precisa reagir. Se a Aneel não toma providência, o Congresso tem que agir”, afirmou.
Segundo ele, há uma pressão nacional da saída da Enel, uma empresa italiana, do país.
“Os governadores estão fazendo pressão. Os prefeitos de todo o Brasil estão fazendo a mesma pressão. A Enel tem que sair do Brasil. Fiz reunião com os prefeitos do estado do Rio de Janeiro. Entramos com uma ação. E agora comuniquei por escrito ao deputado Bacelar, deputado da Bahia, que é o autor do projeto de lei que pede a não renovação das concessionárias de energia que não estão funcionando no Brasil”, contou.
Ele lembrou as ações da prefeitura contra a concessionária.
“Tudo que tinha que fazer para a gente pressionar a Enel, a gente fez. Mais do que duas ações na Justiça. E é importante colocar que a Enel não é responsabilidade dos prefeitos”, lembrou.
Em reunião com seus secretários e com representantes da Enel no último dia 2, ele cobrou melhorias no fornecimento de energia elétrica em Ilha Grande, que sofre com constantes faltas de luz, prejudicando moradores, comerciantes e o turismo na região em plena alta temporada.