Em pleno verão com altas temperaturas, os moradores de Ilha Grande, principalmente na Vila do Abraão, estão sem energia elétrica. Muitos, há mais de cinco dias. Na tarde desta sexta-feira, um grupo de consumidores promoveu um protesto na vila contra a concessionária Enel, responsável pelo fornecimento na região.
Nas redes sociais, os moradores também reclamaram e denunciaram estar há vários dias sem luz. “Que falta de respeito com o povo da ilha. Mandam o marcador para fazer o que, se a ilha não tem luz”, reclamou uma moradora.
“Essa Enel é uma empresa muito irresponsável e incompetente. Tarifas altas para um serviço precário e de péssima qualidade”, protestou outro morador.
“Enel total descaso com o Abraão. Cinco dias consecutivos já de falta de energia, um sofrimento imposto aos moradores, uma experiência terrível para o turista, essa empresa está colaborando para a destruição de um destino turístico, causando prejuízos incalculáveis a toda comunidade, frustrando o turista, muitos relatos de visitantes que prometem não voltar”, denunciou outro morador.
Segundo o mesmo morador, as quedas de energia são frequentes.
“Não é a primeira vez. Há muito tempo sofremos com a falta de infraestrutura, mas a conta de luz chega direitinho, na cobrança tem uma prestação de serviço eficiente. Em contra partida o serviço está muito aquém ferindo inúmeras cláusula de contrato de responsabilidade da prestadora de serviço que tem por obrigação prestar um serviço de qualidade para a população”, aponta.
“Ilha Grande indo para o quarto dia consecutivo com falta de luz”, relatou outro morador.
“Passei uma semana, do dia 8 a 16 de fevereiro, com falta de energia todas as noites. Sendo que, nos dias 14 ao 16, não há energia. Isso é um absurdo”, relatou outra moradora.
Na última quinta-feira, 15, em uma live, o prefeito de Angra, Fernando Jordão, contou que pediu à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados a não renovação da concessão da Enel no estado do Rio.