As constantes quedas de luz em Angra dos Reis, desde o começo do ano, notadamente na Ilha Grande, começaram a ser investigadas pela Câmara Municipal. A Casa instalou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para fiscalizar o fornecimento de energia pela concessionária Enel. A iniciativa é do vereador Dudu do Turismo (PSD), que irá presidir os trabalhos.
Em sessão na Casa, no último dia 27, o vereador Jorginho Brum mencionou os problemas de energia no bairro Provetá. A CPI tem prazo de 90 dias para ouvir os representantes da empresa, o Ministério Público do Estado, os representantes da sociedade civil, a prefeitura, comerciantes e condomínios, por exemplo. O prazo pode ser prorrogado por igual período.
No mesmo dia, moradores de Ilha Grande realizaram manifestação pelas ruas do bairro Balneário até a sede da Enel na cidade. No ato dezenas de pessoas gritaram palavras de ordem contra a empresa. Protesto anterior foi realizado no último dia 16.
No último dia 21, representantes da concessionária apresentaram plano de ação aos moradores de Ilha Grande, prometendo melhorar o fornecimento de energia na região. No plano constam ações como a realização de duas mil podas, 450 manutenções preventivas, a instalação de 11 equipamentos de telecontrole e a ampliação de geradores no Abraão e Provetá, além da implantação de uma base avançada da Enel.