Os moradores de Paraty amanheceram neste sábado, 09, sem água para fazer o café e os demais afazeres domésticos. No final da tarde de ontem, o fornecimento de água no município foi interrompido por causa da forte chuva da última quinta-feira, 07, que causou rompimento da rede. Segundo a prefeitura, o abastecimento só deverá voltar ao normal às 22 horas deste sábado.
Segundo a prefeitura, a rede que foi rompida traz água da estação de tratamento de Pedra Branca. O rompimento foi causado pela cheia do rio Perequê-Açu, na Ponte Branca, que erodiu as margens do rio e destruiu a rede.
A concessionária Águas de Paraty enviou equipes ao local que estão trabalhando desde a madrugada. A previsão da empresa é que a rede seja recuperada até às 17h e o abastecimento deverá ser normalizado até às 22h.
Na manhã deste sábado, o secretário de Obras, Valceni Teixeira e o diretor do Departamento de Água e Esgoto, Tiaguinho, foram ao local verificar o reparo. Os moradores e comerciantes estão recebendo água apenas da estação de Corisco.
Alguns bairros recebem água apenas da estação da Pedra Branca, como Pantanal por exemplo. Nestes locais, a prefeitura pediu à concessionária para providenciar caminhões-pipa até que a rede volte a operar normalmente.
A Secretaria de Assistência Social iniciou, junto com o Convention Bureau, uma campanha de arrecadação de água potável para atender os bairros que estão desabastecidos.
Houve problemas de desabastecimento de água também na zona rural, onde os pontos de captação de água foram afetados pelas chuvas. A situação mais grave foi detectada na Barra Grande e a empresa responsável já concluiu o reparo da rede. As equipes do DAE e da empresa responsável estão vistoriando os outros 53 pontos de captação na zona rural e fazendo os reparos necessários em bairros como Serraria, Tarituba e Sertão do Taquari.
Até o momento, a Assistência Social atendeu e cadastrou 6 famílias no Condado e 17 famílias no São Roque. Essas famílias perderam pertences, eletrodomésticos e mobiliário em razão das chuvas. Não há, no entanto, nenhuma família desalojada.
Diante da previsão de novas chuvas, a Prefeitura criou um comitê de gestão de crise para monitorar a situação das chuvas e fazer o atendimento nos bairros.
Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo tel: 199.