Tendo sofrido constantes quedas de energia desde o começo de janeiro deste ano, a Vila do Abraão, na Ilha Grande, foi contemplada com dois geradores enviados pela Pefeitura de Angra dos Reis, no último sábado, 09. Eles vão atender aos prédios públicos e assim garantir a continuidade da prestação dos serviços aos moradores e turistas em casos de falta de energia elétrica.
“Em função das decorrentes faltas de energia a prefeitura tomou a iniciativa de alugar alguns equipamentos para situações emergenciais. Essa ação do governo municipal vai contribuir para que os geradores da Enel atendam primordialmente a população”, explicou Carlos Kazuo, secretário-executivo da Ilha Grande.
Um dos geradores tem 75 KVA e foi solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional / Secretaria Executiva da Ilha Grande. A sede da Secretaria Executiva da Ilha Grande, o posto dos Correios, a Projeção da 166 DP e o DPO da Polícia Militar serão atendidos por ele.
“Esse gerador vai atender ainda a área onde é feita a compactação do lixo. Sem luz não conseguíamos fazer o recolhimento e a compactação adequada dos resíduos, e isso era um grande problema”, destacou Kazuo.
O outro equipamento foi providenciado por meio da Secretaria de Educação e vai fornecer energia ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), que será inaugurado na Vila do Abraão, na próxima semana, e também à Escola Brigadeiro Nóbrega, unidade de ensino compartilhada pelo município e pelo estado.
A Prefeitura planeja enviar em breve mais geradores para a localidade. Futuramente, o posto do Corpo de Bombeiros, a Casa de Cultura Constantino Cokotós – ponto de apoio em caso de chuvas fortes –, a Polícia Florestal e o escritório do Inea também serão contemplados. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Abraão já possui gerador há alguns anos.
A prefeitura informou que segue cobrando melhorias no fornecimento de energia para a Ilha Grande, como o projeto para a instalação de novos geradores na Vila do Abraão, por parte da concessionária Enel, de modo a beneficiar 100% das residências da localidade. Uma nova reunião entre a empresa, população e representantes do governo municipal está agendada para a próxima quarta-feira, 13, na Casa de Cultura Constantino Cokotós, em horário a ser definido.
No último dia 27 de fevereiro, moradores de Ilha Grande fizeram um protesto em frente à sede da Enel, em Angra dos Reis, contra as constantes quedas de energia. Protesto anterior foi realizado no dia 16 de fevereiro.
No último dia 21, representantes da concessionária apresentaram plano de ação aos moradores de Ilha Grande, prometendo melhorar o fornecimento de energia na região. No plano constam ações como a realização de duas mil podas, 450 manutenções preventivas, a instalação de 11 equipamentos de telecontrole e a ampliação de geradores no Abraão e Provetá, além da implantação de uma base avançada da Enel.