A Marinha do Brasil vai lançar ao mar o submarino “Tonelero” (S42) na próxima quarta-feira, 27, em Itaguaí. Será o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica (S-BR) construído completamente no Brasil, dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria firmada em 2008 entre o Brasil e a França. Objetivando a transferência de tecnologia na fabricação de informações.
Segundo a Marinha, há a possibilidade da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de lançamento, acompanhado do presidente da França, Emmanuel Macron. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, vai ser a madrinha de batismo do “Tonelero”.
Submarinos equipados com modernos sensores, mísseis e torpedos, como é o caso dos novos submarinos brasileiros construídos no âmbito do Prosub, possuem alta capacidade dissuasória por serem armas letais de difícil localização quando submersos.
O projeto do “Tonelero” incorpora a modernidade das embarcações francesas da classe Scorpène, com adaptações e incrementos para atender às necessidades específicas das operações da MB. Maior que o modelo francês, o “Tonelero” tem mais de 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Após ser colocado na água, o “Tonelero” vai dar início ao processo de testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate.
Desde então, além do “Tonelero”, já foram prontificados os submarinos “Riachuelo” (S40) e o “Humaitá” (S41). Ainda estão previstas a entrega de mais um submarino convencional, o “Angostura” (S43); e a fabricação do submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear, o “Álvaro Alberto”, o que representará uma elevação sem precedentes no patamar dissuasório e tecnológico da Defesa Nacional.