A Praia do Anil foi palco de uma blitz educativa sobre autismo na manhã da última terça-feira, 16 de abril, que se destacou pela conscientização e orientação oferecidas. A ação teve como foco principal o apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e buscou sensibilizar a comunidade local em relação ao autismo, promovendo uma maior compreensão e aceitação da diversidade neurocomportamental.
A blitz foi organizada pela Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana em parceria com a Comissão Divulgadora do Autismo (CDA), em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do autismo, celebrado no último dia 2.
Marilda Pires, presidente da Comissão Divulgadora do Autismo, ressaltou a importância da Blitz do Autismo.
“Essa é uma iniciativa vital para educar a sociedade sobre o espectro do autismo, acabar com preconceitos e criar espaços onde as pessoas com autismo se sintam valorizadas e compreendidas. Durante a blitz, também explicamos sobre as vagas de estacionamento destinadas aos autistas em muitos estabelecimentos comerciais, com o intuito de que mais pessoas possam apoiar a causa”, disse.
Durante a blitz, foram distribuídos folhetos informativos e materiais educativos sobre o autismo, abordando aspectos como sinais de alerta, formas de apoio e inclusão, além de desmistificar estigmas e preconceitos associados ao TEA.
Sobre o TEA
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social da criança. Os autistas geralmente apresentam comportamentos restritivos e repetitivos. O transtorno varia em graus, desde quadros mais leves, sem comprometimento da fala e da inteligência, até quadros mais graves, com grande impacto na fala, nas relações interpessoais e na autonomia pessoal.