O Solar Barão do Sahy, conhecido também como Museu de Mangaratiba, localizado no centro da cidade, está passando por obras de revitalização e modernização. Segundo a prefeitura, entre as melhorias previstas no projeto estão o restauro das fachadas e do portão, construção de elevador acessível panorâmico, jardim externo, banheiro PCD, e um espaço de café.
O projeto conta ainda com reformulação da estrutura elétrica e hidráulica do prédio, construção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), descupinização, drenagem externa, e estrutura do telhado. O prazo previsto para a reinauguração do museu é até o final deste ano.
A revitalização do espaço é uma realização da prefeitura e da Fundação Mário Peixoto, custeada com recursos disponibilizados pelo edital ‘Resgatando a História’, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Cultural Vale e MRS. O projeto foi elaborado e é administrado pelo Instituto de Cultura Democrática (ICD).
O museu foi inaugurado em 2012. O local também abriga o Museu das Conchas, também mantido pela Fundação Mário Peixoto. A arquitetura é lusobrasileira. O acervo do museu contém várias peças históricas, fotos antigas, mobiliário de época, atas da Câmara Municipal e documentos que preservam a memória de Mangaratiba. O material exposto permanentemente está disponível para visitação gratuita e para consulta de pesquisadores.
O museu fica na Rua Coronel Moreira da Silva, 17.