A Prefeitura de Angra realizou, na terça-feira (25/06), no auditório da Defesa Civil, uma reunião interna para discutir o estudo de capacidade de carga na Ilha Grande por meio do plano de suporte à implementação do Sistema de Gestão Territorial (SGT).
Esta pesquisa, conduzida pela empresa Certi, contratada pela Secretaria Executiva da Ilha Grande, visa propor soluções para diversos desafios enfrentados pela Ilha, incluindo o controle da visitação, saneamento básico, segurança pública e recolhimento de resíduos sólidos em várias praias.
Entre as soluções discutidas está a possibilidade de criar um Fundo da Ilha Grande. Este fundo seria destinado a melhorar a infraestrutura e a preservação ambiental da Ilha. A reunião também abordou o perfil dos turistas que visitam local, com o objetivo de orientar o ordenamento e a organização do turismo na região.
Somado a isso, foi mencionado o planejamento da realização de reuniões específicas com secretários municipais para discutir detalhes e estratégias de implementação. O crescimento desordenado da Ilha Grande foi um dos fatores que motivaram a realização deste estudo, cuja meta é assegurar o desenvolvimento econômico sustentável e garantir a preservação ambiental da região.