Professor da rede pública em Paraty, Adenilson Ribeiro terá a missão de representar o povo caiçara na próxima edição da Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB). Ele trocou a sala de aula da Escola Municipal Maria Jacome de Melo pela trilha dos Alpes Franceses de Chamonix, na última segunda-feira (26/08).
Desde 2003, a charmosa cidade sedia a mais concorrida e prestigiada corrida de montanha do mundo. Aos 52 anos, Adenilson deu uma importante e prática lição aos pequenos alunos de que não há limite para os sonhos.
Ele foi um dos seis moradores nascidos no município da Costa Verde do Rio de Janeiro selecionados para integrar o projeto “Um Caiçara em Chamonix”, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio, por meio da Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Rio de Janeiro.
O quarto lugar geral no Paraty Rail Tour (PRT 20), conquistado em setembro do ano passado, garantiu ao professor um lugar na badalada UTMB. A vaga coroou todo o seu conhecimento, como um genuíno caiçara e professor, sobre a geografia do Parque Nacional da Serra da Bocaina Adenilson na consultoria para a elaboração do circuito nas paradisíacas trilhas locais para a realização do PRT. A história chamou a atenção dos organizadores do UTMB, que não tiveram dúvida em carimbar o convite e o passaporte do ultramaratonista de montanha.
–