Localizada no mesmo conjunto arquitetônico do Convento São Bernardino de Sena, no Morro do Santo Antônio, a Igreja da Ordem Terceira dos Franciscanos foi interditada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, na quarta-feira (11/09).
A ação foi motivada por pontos do imóvel que geraram preocupação, como o telhado e o saguão onde funciona a parte administrativa, anexo à igreja.
Com a interdição do local pela Defesa Civil, a Secretaria de Cultura e Patrimônio e membros da Ordem Terceira efetuaram a retirada das imagens sacras e mobiliários que fazem parte do imóvel e do cômodo anexo.
As peças foram levadas para o Museu de Arte Sacra, na Igreja da Lapa e da Boa Morte, e estão resguardadas e acondicionadas de forma correta.
A Prefeitura de Angra, que já possui projeto para toda a reforma da igreja e do saguão, aguarda a vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao local. De acordo com as diretrizes da vistoria, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas vai realizar à licitação para o início da ação.