Angra dos Reis vai iniciar nesta segunda-feira (20) a programação do Janeiro Branco. Serão realizadas nas unidades de saúde do município, ações para promover atividades voltadas ao autocuidado mental e emocional voltadas ao público em gral, além de abranger os profissionais da área da saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com o órgão, depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país.