A Prefeitura de Angra dos Reis vai capacitar 400 servidores das áreas da Saúde, Assistência Social e Defesa Civil para utilização do novo Aplicativo Módulo de Desastres, entre os dias 16 e 18 de julho, no Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM). A ferramenta promete modernizar o gerenciamento de emergências, especialmente em eventos climáticos extremos como chuvas intensas.
O sistema permitirá o acompanhamento completo de desastres — desde vistorias em campo até o atendimento nos abrigos e distribuição de suprimentos, como alimentos e medicamentos. As informações serão integradas em tempo real por meio de tablets, com dados preventivos e operacionais da Defesa Civil, garantindo respostas mais rápidas e eficazes.
— Angra tem um histórico recente marcado por tragédias provocadas por chuvas fortes, que deixaram marcas profundas em nossa cidade e em muitas famílias. Por isso, precisamos estar cada vez mais preparados para proteger vidas e minimizar os impactos desses eventos. A implementação desse novo sistema representa um grande avanço na forma como planejamos, reagimos e atendemos a população em momentos críticos. É um investimento em tecnologia, em prevenção e, principalmente, no cuidado com as pessoas — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Já o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta, destacou a integração entre os órgãos:
“O sistema centraliza informações e conecta equipes, promovendo agilidade na tomada de decisões e uso eficiente dos recursos durante as crises.”
A iniciativa é parte das ações da Prefeitura para reforçar a capacidade de resposta do município diante dos impactos das mudanças climáticas.
