A Prefeitura de Angra dos Reis entregou, na quinta-feira (17), uma nova embarcação à Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca. A lancha, adquirida com recursos de emenda da deputada federal Laura Carneiro, será usada em vistorias, atendimentos emergenciais e no suporte direto a pescadores artesanais.
O evento, realizado no Cais de Santa Luzia, contou com a presença do prefeito Cláudio Ferreti, do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e de outras autoridades.
Com 7,70 metros de comprimento e motor de 115 hp, o barco tem capacidade para 12 pessoas e amplia a atuação da equipe técnica nas Ilhas Grande e Gipóia.
— Essa lancha vai facilitar as vistorias técnicas das nossas equipes aos cais públicos das Ilhas Grande e Gipoia, além de socorrer as embarcações que ficam à deriva no nosso mar. A Prefeitura já realiza esse atendimento, com uma lancha da Secretaria de Segurança. Agora, a nossa pasta tem a própria embarcação – destacou o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote.
Durante a cerimônia, representantes das prefeituras de Angra e Paraty entregaram ao ministro um manifesto contra a portaria MPA nº 656/2022, que impõe o uso obrigatório de rastreamento por satélite em todas as embarcações — medida considerada prejudicial à pesca artesanal.
O prefeito de Angra elogiou o compromisso de André de Paula com o setor pesqueiro.
— Eu, como filho e neto de pescador, fico muito feliz em saber que o Ministério da Pesca está em muito boas mãos. No encontro de hoje, tivemos um diálogo produtivo e, com parcerias, iremos avançar muito mais nesse setor – destacou Cláudio Ferreti.
O prefeito destacou a importância da parceria com o Governo Federal e com a deputada Laura Carneiro, responsável também por destinar recursos ao Hospital Municipal da Japuíba (HMAR).
— Essa é só mais uma das conquistas que tivemos por intermédio da deputada. Ressalto também recursos enviados para o HMAR, que possibilitaram a realização de melhorias na unidade. – lembrou o prefeito.
Antes do evento, o ministro e a deputada foram homenageados com medalhas e presentes produzidos com material reciclável pelo horto municipal.