Em Itaguaí, a iniciativa de estimular a amamentação ganhou força com uma série de atividades voltadas a gestantes, mães e famílias, realizadas em diferentes unidades de atendimento pela campanha Agosto Dourado, dedicado à promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno.
O nome da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, faz referência ao “padrão ouro” do leite materno — considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o alimento mais completo para o desenvolvimento saudável dos bebês.
Nos encontros, equipes de saúde abordaram benefícios da amamentação, fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho e técnicas para pega e posicionamento corretos. Para facilitar a compreensão, foram utilizados materiais como modelos anatômicos de mamas, almofadas de apoio e folders informativos. “É preciso criar sistemas de suporte para que as mães tenham condições de transformar essa prática em uma escolha possível e duradoura. O leite materno é completo, está sempre disponível na temperatura ideal, não gera resíduos e ainda preserva o meio ambiente”, afirma a enfermeira Vanessa Rosa, participante da campanha.
Ao longo do mês, todas as ESFs do município receberão encontros com os Grupos de Gestantes. A participação é gratuita e destinada às usuárias do sistema público de saúde. A programação inclui rodas de conversa e trocas de experiência entre mães e profissionais. “Essa mobilização é fundamental. Incentivar a amamentação é mais do que informar. É promover consciência”, acrescenta Rosa.
Próximos encontros
19/8 – ESF Leandro (9h), ESF Mangueira (9h)
20/8 – ESF Vista Alegre (10h)
21/8 – ESF Mazomba (9h), ESF Califórnia (10h), ESF Centro (10h)
22/8 – ESF Chaperó A (13h)
25/8 – ESF Teixeira (9h)
26/8 – ESF Brisamar (14h)
27/8 – ESF Engenho (9h), ESF Odenit Maia (10h), ESF Santa Cândida (14h), ESF Ilha da Madeira (14h), ESF Coroa Grande (9h30)
28/8 – Clínica da Família (9h)