A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (06), a Operação MAIAÚ, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de drogas por via marítima. A investigação é conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis (DPF/ARS/RJ).
Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois de sequestro de embarcações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As medidas tiveram como foco integrantes do grupo envolvidos na logística e no financiamento do transporte de grandes remessas de cocaína para a Europa.
As investigações começaram em dezembro de 2023, após o rastreamento de um catamarã adquirido em Angra dos Reis. A embarcação seguiria para o continente europeu, mas retornou à costa brasileira após problemas técnicos. A droga foi então transferida para um pesqueiro e levada a Salvador, onde outra embarcação estava sendo preparada para o envio. Na ocasião, cerca de duas toneladas de cocaína foram apreendidas.
O inquérito revelou uma rede criminosa estruturada, com atuação interestadual e internacional, que envolvia desde a compra e adaptação das embarcações até a ocultação e envio da droga ao exterior.
As equipes da PF também realizaram buscas em São Paulo, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e no Rio de Janeiro, em busca de bens, documentos e provas que comprovem a movimentação financeira e patrimonial dos investigados.




