LEIA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

Esquema de furto de celulares é alvo de operação policial em Itaguaí e Vargem Pequena

spot_imgspot_img

Mais lidas

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) deflagraram, nesta segunda-feira (29), a Operação Sandman, com ações também no município de Itaguaí, na Costa Verde, para desarticular um esquema de furto de aparelhos celulares de alto valor durante processos de entrega e devolução de produtos adquiridos em plataformas de e-commerce. A operação contou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, e em Itaguaí.

As investigações começaram após uma empresa comunicar o furto de 15 aparelhos celulares comprados por meio de uma plataforma on-line. De acordo com a apuração, os criminosos realizavam as compras utilizando contas cadastradas em nome de terceiros e, no momento da entrega, recusavam o recebimento. Em seguida, cancelavam a compra e solicitavam o reembolso. Quando a encomenda retornava ao centro de distribuição, o aparelho já havia sido retirado e substituído por um saco de areia.

Após um intenso trabalho de inteligência, os policiais civis conseguiram identificar os responsáveis pelo golpe. Embora os pedidos fossem feitos em nome de terceiros, os pagamentos via Pix e os valores devolvidos após o cancelamento das compras eram direcionados a contas bancárias vinculadas aos próprios investigados. Durante a investigação, dois dos aparelhos furtados foram localizados e apreendidos, sendo constatado que haviam sido adquiridos diretamente por um dos alvos da operação.

Com base nas provas reunidas, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão para recolher celulares, computadores, equipamentos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir para o aprofundamento das investigações.

O nome Operação Sandman faz referência à principal estratégia utilizada no esquema criminoso, em alusão ao personagem “Homem-Areia”, símbolo da transformação e do engano. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e dimensionar o prejuízo causado pelo golpe.

spot_imgspot_img

Últimas noticias