Moradores de Angra dos Reis e Mangaratiba terão a chance de participar das discussões sobre um dos maiores projetos de infraestrutura previstos para a Costa Verde. Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará audiências públicas para apresentar os estudos ambientais da proposta de duplicação da Rodovia Rio-Santos (BR-101).
Os encontros fazem parte do processo de licenciamento ambiental da obra e permitirão que moradores, lideranças comunitárias, entidades e representantes da sociedade apresentem dúvidas, sugestões e questionamentos sobre o projeto.
A duplicação prevê intervenções em cerca de 80 quilômetros da rodovia, entre Mangaratiba e Angra dos Reis. O investimento estimado é superior a R$ 1,25 bilhão e inclui novas pistas, faixas adicionais, passarelas para pedestres, pontos de ônibus, retornos e melhorias de acesso.
Segundo o projeto, as obras devem aumentar a segurança viária, reduzir congestionamentos e melhorar o deslocamento de moradores e turistas. A expectativa também é de geração de mais de mil empregos durante os períodos de maior atividade da construção.
Durante as audiências serão apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documentos que avaliam os possíveis impactos da obra sobre a região, incluindo áreas da Mata Atlântica e da Baía da Ilha Grande.
As reuniões acontecerão às 19h no Centro de Convenções Condado, em Sahy, Mangaratiba, no dia 30 de junho, e no Instituto de Educação Médica da Faculdade Estácio, em Jacuecanga, Angra dos Reis, no dia 1º de julho. Os encontros também serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial do Ibama no YouTube.




