spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img
spot_imgspot_img

Morre Papa emérito Bento XVI aos 95 anos

Mais lidas

Faleceu neste sábado (31), aos 95 anos, o Papa emérito Bento XVI. O alemão, que foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos, teve a morte confirmada por volta das 5h30.

“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [5h34 no horário de Brasília] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

Desde a renúncia, em 2013, Joseph Ratzinger (nome de batismo do religioso) vivia no pequeno mosteiro no Vaticano em que faleceu. Nesta sexta (30), a Santa Sé divulgou comunicado falando sobre a gravidade de seu estado de saúde.

O velório vai acontecer a partir de segunda (2) na Basílica de São Pedro. Já o funeral, que será presidido pelo Papa Francisco (atual comandante da Igreja Católica), será na quinta-feira (5), na Praça de São Pedro.

Joseph Ratzinger exerceu o pontificado de 2005 a 2013. Nascido em 16 de abril de 1927, foi ordenado sacerdote em 1951, nomeado cardeal em 1977, e prefeito da Congregação Para a Doutrina da Fé em 1981.

Em 19 de abril de 2005, foi eleito papa, em sucessão a João Paulo II, que havia falecido 17 dias antes, em 2 de abril. Segundo o Vaticano, Ratzinger foi eleito pelos cardeais como o 265º sucessor do apóstolo Pedro, fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.

Em 10 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI publicou uma declaração de renúncia ao pontificado. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 597 anos. “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino”.

“O mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”, disse.

Bento XVI encerrou seu pontificado em 28 de fevereiro de 2013, sendo substituído pelo cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que iniciou seu papado em 13 de março de 2013.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias