spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Direitos dos moradores de Mangaratiba são reivindicados

spot_imgspot_img

Mais lidas

Com o objetivo de cobrar esclarecimentos sobre os processo de duplicação da via e reivindicar os direitos para os moradores da cidade, o Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, participou de uma reunião com a CCR RioSP, concessionária responsável pela administração da BR 101, nesta terça-feira (10/01). Entre os assuntos abordados estão: instalação dos pedágios, acessos a cidade, desocupação de imóveis e alocação das cocadeiras de Muriqui.


Um dos pontos mais importantes discutidos na reunião foi a instalação dos pedágios nos KMs 414 (na divisa com Itaguaí) e 447 (Conceição de Jacareí). Segundo o prefeito, a instalação de dois pontos de pedágio tão próximos afeta o direito de ir e vir dos moradores e, por esse motivo, afirmou que vai acionar a justiça. “É inadmissível sermos a única cidade, de toda a concessão, a ter dois pedágios. Além disso, das três cidades da Costa Verde, somos a menor em território. Estou disposto, dentro de todas as possibilidades legais e jurídicas, a agir para impedir isso. Não é aceitável que o morador de Conceição de Jacareí, por exemplo, tenha que pagar dois pedágios para ir a cidade vizinha e mais dois para voltar para casa”, disse o Prefeito de Mangaratiba.


Nesse cenário, Alan Bombeiro lembrou que ainda não havia um projeto de pedágio para Mangaratiba quando a duplicação da Rio Santos foi oficializada. “Sempre fui a favor da duplicação, pois, entendemos que é um progresso. Mas, isso não pode acontecer de forma a prejudicar quem mora da região”, complementou.

  • Cocadeiras e acessos
    Em relação as cocadeiras de Muriqui, o prefeito requereu que a CCR destine um espaço para que as vendedoras de cocada, patrimônio imaterial do município, possam continuar trabalhando às margens da Rodovia. “Elas movimentam a economia, o turismo e levam o sustento para suas famílias com este trabalho há muitas décadas”, pontuou.
    Alan Bombeiro também solicitou a CCR que instale a passagem de nível que liga os bairros Praia do Saco e Nova Mangaratiba, já que com a concessão a prefeitura fica impedida de realizar intervenções e melhorias no local, e reforçou o pedido de tratar com carinho e com segurança legal as famílias que moram na beira da rodovia e terão que ser removidas com a duplicação da BR 101.
  • Cobrança na ALERJ
    O Deputado Estadual eleito, Luiz Cláudio Ribeiro, acompanhou toda a reunião e afirmou que assim que tomar posse do seu cargo na ALERJ, seu primeiro ato legislativo irá cobrar dos órgãos competentes as reivindicações feitas pelo prefeito. Na reunião, também estavam presentes o Secretário de Comunicação de Mangaratiba, Roberto Castilho, o Secretário de Fazenda, Márcio Ferreira, e o assessor jurídico do gabinete, Dr. Adilson Câmara.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias