spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Itaguaí promove a 2ª Festa da Imigração Japonesa

spot_imgspot_img

Mais lidas

Município com a maior colônia asiática do Estado do Rio de Janeiro, Itaguaí vai promover a 2ª edição da Festa da Imigração Japonesa, nos dias 3 e 4 de junho, no Parque Municipal, localizado no centro da cidade. A programação está recheada de apresentações culturais, culinária, concursos, oficinas e shows musicais.

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2022, a Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí promete agitar a cidade novamente. A programação, que ainda inclui oficinas de mangá, ikebana, sashiko e boro (técnicas de costura japonesa), origami e escrita japonesa, é um planejamento do projeto Ativação Cultural Itaguaí, desde 2020.

“O projeto Ativação Cultural Itaguaí estava ‘devendo’ esta festa em homenagem à Imigração Japonesa em Itaguaí. Afinal, a cidade é a maior colônia asiática do Estado do Rio. Em 2020 colocamos a festa no nosso planejamento, não conseguimos devido à pandemia. Depois, achávamos que conseguiríamos realizar em 2021, mas a vida nos surpreendeu. Finalmente, conseguimos realizar em 2022 e foi um sucesso. Nesta segunda edição da Festa da Imigração Japonesa, estamos ainda mais animados e preparamos tudo com muito carinho para esta justa e merecida homenagem”, enfatizou a idealizadora do Projeto Ativação Cultural Itaguaí, Alessandra Reis.

A programação gratuita conta com oficinas temáticas, exposições, atrações culturais como taiko, artes marciais, shows musicais, concursos de Cosplay e Miss Nikkey e muito mais.

Fortalecendo os laços entre Brasil e Japão

A festa também vai contar com muitas atrações musicais, com talentos locais e da música japonesa. Destaque para as presenças confirmadas do grupo Celebrare, no sábado; e da Banda Xinapp, no domingo.

Além de oferecer ao público a interação com a cultura japonesa, o evento promete movimentar a economia municipal, impulsionando o comércio local. Nos dois dias o público terá acesso a culinária japonesa, oficinas temáticas, espaço saúde, além das exposições “Mazomba e Japão rural” e relembrar o saudoso Cine Inouê, que existiu em Itaguaí.

“Esta segunda edição da Festa da Imigração Japonesa representa uma oportunidade única para fortalecer os laços entre as comunidades brasileira e japonesa em nossa cidade. A imigração japonesa trouxe consigo valores como trabalho árduo, disciplina e respeito, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Itaguaí. Além disso, esta festividade traz consigo benefícios econômicos para nossa cidade, impulsionando o turismo e gerando oportunidades para os empreendedores locais. Conto com a participação de cada um de vocês nesse evento tão especial!”, complementou o Prefeito Rubem Vieira.

A festividade foi instituída pela Lei nº 3.502, aprovada em 2017 pela Câmara de Vereadores para homenagear a Colônia Japonesa de Itaguaí. A iniciativa foi de autoria do então vereador e atualmente subsecretário de Governo Minoru Fukamati, que destacou a importância da celebração.

“Sendo descendente de japonês e nascido nesta cidade, sinto um imenso orgulho em liderar essa celebração especial. É essencial preservarmos nossas tradições e compartilhá-las com as futuras gerações. Convido todos a participarem e se encantarem com a cultura japonesa”, disse Fukamati.

Com entrada franca, o evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaguaí em parceria com o Projeto Ativação Cultural Itaguaí, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), nos dias 4 de junho, das 18h às 2h, e dia 5 de junho, das 11h à 0h, no Parque Municipal, no Centro.

Confira aqui toda a programação:

SÁBADO

15:30h – Apresentador Kendi Yamai (Boas Vindas do Festival) Abertura Oficinas Temáticas: – Maquiagem Artística – Mangá – Ikebana – Escrita Japonesa – Origami – Espaço Saúde – Oficina de Stop Motion – Oficina Sashiko e Boro – Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – Cine Inouê: Exposição historica e exibição de filmes japoneses. – Exposição: Mazomba e Japão Rural

15:40h – Taiko Himawari

16:20h – Mágico Edson Iwassaki

18:00h – Cortejo Cultural (Turma em Cena + Ativa Música + Tambores de Okinawa + Bamita + Dança do Leão irá perguntar?)

18:20h – Protocolo de Abertura: -Patrocinador -Poder Público -Representantes da Associação Nikkei do Rio de Janeiro e entidades parceiras.

18:30h – Cerimônia Budista

19:00h – Grupo de Dança Tradicional Saito Satoru Ryubu Dojo 19:40h – Tambores de Okinawa Yuriki no Kizuna

20:10h – Miss Nikkey RJ – Consul

21:40h –Dança do Leão Shishimai Yuriki no Kizuna

22:40h – Atração Musical Japonesa (Cantor Edson Saito).

0:00h – Banda Xinapp

DOMINGO

11h30 – Apresentador Kendi Yamai (Boas Vindas do Festival) Abertura Oficinas Temáticas: – Maquiagem Artística – Mangá – Ikebana – Escrita Japonesa – Origami – Espaço Saúde – Oficina Sachiko e Boro – Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – Cine Inouê: Exposição historica e exibição de filmes japoneses. – Exposição: Mazomba e Japão Rural

11h30 – Taiko Himawari

12:00 – Grupo de Dança Tradicional Saito Satoru Ryubu Dojo

12:30 – Tambores de Okinawa e Dança do Leão Shishimai Yuriki no Kizuna

13h00 – Mágico Edson Iwasaki

13h30 – Atração Musical Japonesa – Cantor Edson Saito

14h00 – Artes Marciais – Karatê

15h15 – Rio Nikkei Taiko

16h00 – Miss Nikkey RJ – Vencedoras

16h15 – Concurso Cosplay

18h00 – Cantor Noboru Fujita

19h00 – Resultado Concurso Cosplay

19h00 – Cerimônia Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas)

19h20 – Atração Musical Local

22h00: Banda Celebrare

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias