spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Ilha Grande promove workshop sobre algicultura

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Ilha Grande promoverá nas próximas quinta e sexta-feira, respectivamente, 6 e 7 de julho, o II Workshop Algicultura na Baía da Ilha Grande: Fortalecimento da Cadeia Produtiva. O evento será das 9h às 17h, na Casa de Cultura de Paraty, no Centro Histórico. O objetivo é o fortalecimento do ecossistema de inovação da bioeconomia a partir da macroalga Kappaphycus alvarezii na região da baía, através do incentivo à algicultura familiar.

Outro objetivo é a criação de negócios para desenvolvimento e sustentação de uma nova cadeia produtiva. A macroalga teve seu cultivo experimental autorizado no Brasil no ano de 1995, país que apesar de apresentar características ambientais favoráveis ao cultivo e destaque nas pesquisas científicas sobre o tema, ainda é totalmente dependente da importação de produtos de algas.

A região da BIG recebeu autorização para cultivo comercial da alga no ano de 2008. A Ilha Grande e Paraty são Patrimônios da Cultura e Biodiversidade pela UNESCO, 93% do território de Paraty é destinado a áreas de preservação ambiental e possui uma economia baseada no turismo.

A necessidade de modelos de negócios que promovam desenvolvimento regional mantendo a resiliência do território, que não competem com os negócios já existentes e que podem contribuir para o aumento do índice de desenvolvimento humano (IDH) de forma sustentável são urgentes.

O I Workshop “Algicultura na Baía da Ilha Grande: Diálogos, Ação e Conexão” representantes de comunidades tradicionais, instituições do poder público das três esferas, integrantes de empresas públicas e privadas (nacional e multinacional), instituições de fomento e parceiros que dialogaram sobre as potencialidades para implantação e estabelecimento dessa cadeia produtiva na região.

A segunda edição fomentará o desenvolvimento de negócios algicultura na região e será enriquecido com uma rodada de pitchs para uma junta de profissionais de mercado e representantes da bioeconomia.

As inscrições podem ser feitas no dia 8, presencialmente e online e de forma gratuita. Entre os palestrantes, Alex Alves dos Santos, Celso Merola, David Campos, Felipe Bodens e outros.

Entre os temas abordados, Economia do Mar e Empreendedorismo, Empreendedorismo Cooperativo, Como construir e fomentar um ecossistema de inovação de impacto, Saúde ambiental da Baía de Ilha Grande e suas consequências na maricultura e outros.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias