spot_imgspot_img

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Encontro sobre patrimônio histórico movimenta Paraty

spot_imgspot_img

Mais lidas

Segue até sexta-feira (04/07), em Paraty, o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento está movimentando a cidade e chamando atenção para a importância da preservação do meio ambiente e gestão do patrimônio. A partir das 18h30min dessa quarta-feira (02/08), o coral indígena da Aldeia Itaxim Guarani M’Biá vai se apresentar na Praça da Matriz.

O presidente da TurisAngra, Marc Olichon, chamou atenção para a chancela da Unesco. “Ter a chancela da Unesco como patrimônio mundial é um reconhecimento das belezas naturais e atratividades da região. É muito importante mundialmente para atrair turistas e também reforça a importância do planejamento ambiental, cultural e de infraestrutura”, salientou.

O encontro tem o tema “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”. Além da programação complementar “20 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”.

O vereador Dudu do Turismo comentou sobre o evento e a importância da discussão sobre os assuntos destacados no encontro. “É importante falar sobre a preservação do meio ambiente. Hoje, por ser um sítio misto e pegar Angra e Paraty, precisam preservar as baias de Ilha Grande e de Paraty. É preciso muita discussão para saber o que precisamos buscar de apoio do Governo Federal para manter a região com o selo de patrimônio da Unesco”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

Segundo a Prefeitura de Paraty, no dia 03/08 terá O jongo do Quilombo do Campinho, Praça da Matriz às 18h30 e às 21h a apresentação da peça “Sobrados” pela atriz paratiense Bianca Paraty. No dia 04/08, às 18h, a Orquestra Sinfônica de Paraty se apresentará na Igreja Matriz. E haverá um grande cortejo da Banda Santa Cecília às 21h, acompanhado pelos bonecos gigantes do bloco Arrastão do Jabaquara. O cortejo percorrerá as ruas do centro histórico e será comandado pelos músicos da mais antiga instituição musical de Paraty.

As atividades ocorrerão na Tenda Expo, no estacionamento da Igreja Matriz, na Rua Josefina Gibrail Costa, no Centro Histórico. O evento é promovido pela prefeitura em parceria com a Unesco e Instituto Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN). Tem o apoio da TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias