LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

spot_img

Dia Nacional da Cachaça: Paraty concentra maior número de produtores da bebida

spot_imgspot_img

Mais lidas

Branquinha, purinha, danada, pinga, água que passarinho não bebe. Não faltam nomes para falar dela que é amada por muitos. Nessa quarta-feira (13/09) é o Dia Nacional da Cachaça e o Estado do Rio de Janeiro está entre os principais exportados no país da bebida. O município de Paraty se destaca por concentrar o maior número de produtores de cachaça no estado.

cidade foi a primeira localidade brasileira a alcançar o registro do produto como Indicação Geográfica, ou seja, como a bebida exclusivamente produzida no território brasileiro e produto típico da cultura fluminense, ressaltando a prática e a tradição local.

Foto: Carlos Magno

Para a presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj), Kátia Espírito Santo, Paraty é motivo de orgulho e reconhecimento em todo o território nacional, por sua longa tradição e controle da sua produção.

Atualmente, o Brasil possui 936 destilarias de Cachaça registradas, sendo 60 no Rio de Janeiro ocupando a 4ª posição em quantitativo de empresas produtoras, ficando atrás de Minas, São Paulo e Espírito Santo.

Foto: Carlos Magno

A cachaça produzida no Estado do Rio de Janeiro está no topo dos melhores destilados do mundo. O sucesso do setor tem ligação direta com as atividades de fomento realizadas pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que vem disponibilizando recursos do programa de fomento agropecuário, o Agrofundo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias