No próximo dia 6 de fevereiro, o Ônibus Lilás, projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estará presente em mais uma ação em Angra dos Reis. Desta vez, a unidade móvel estará estacionada na praça da Porteira, no bairro Japuíba, das 9h às 15h, para atendimento jurídico, psicológico e assistencial, além de palestras educativas sobre direitos e empoderamento feminino. O evento traz uma série de serviços gratuitos à população, com uma atenção especial para o atendimento às mulheres do município.
A Fundação Leão XIII estará presente com serviços gratuitos para emissão de documentos civis, como segunda via de carteiras de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito, além da habilitação para casamento. O Procon levará serviços de orientação sobre o direito do consumidor para a população. Além disso, o evento também contará com as Oficinas da Cidadania e a parceria da Embelleze, que oferecerá corte de cabelo e orientações sobre cuidado e autoestima.
No mesmo dia, na praça da Porteira, o CRAS Móvel oferecerá serviços de assistência social, como o Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), benefícios socioassistenciais e atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O CRAS Móvel também disponibilizará atendimento para o Cadastro Único. Para esses serviços, é necessário apresentar documentos como identidade, CPF e comprovante de residência. A Secretaria de Saúde está com uma tenda oferecendo atendimentos voltados à saúde da mulher.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra, e faz parte do programa estadual de enfrentamento à violência de gênero. O Ônibus Lilás também conta com a parceria do Projeto Por Elas e da Patrulha Maria da Penha, fortalecendo a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. O atendimento do Ônibus Lilás será realizado em um ambiente acolhedor e privativo, com salas fechadas para garantir a confidencialidade das mulheres. Profissionais de diversas áreas, como advogados, psicólogos e assistentes sociais, estarão disponíveis para prestar orientação jurídica, incluindo para medidas protetivas, apoio psicológico e social.