LEIA NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

Câmara de Angra anuncia ação judicial contra a Enel por falhas no fornecimento de energia

spot_imgspot_img

Mais lidas

O presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Jorginho Brum (MDB), anunciou neste domingo (4) que o Legislativo vai ingressar com uma ação judicial contra a concessionária Enel, em razão das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica no município. A decisão foi tomada após uma reunião de urgência com a Procuradoria da Câmara.

Segundo o vereador, os problemas são recorrentes há anos e atingem tanto áreas do continente quanto as ilhas. “São anos de descaso”, afirmou Jorginho Brum, ao destacar que diversos bairros da cidade enfrentam quedas frequentes de energia, mesmo após reuniões e audiências públicas já realizadas sobre o tema.

O presidente da Câmara também criticou o fato de Angra dos Reis ser produtora de energia e, ainda assim, sofrer com interrupções constantes no serviço. Para ele, a medida judicial busca pressionar a concessionária a apresentar soluções efetivas e garantir mais qualidade no fornecimento de energia à população.

redes sociais

Manifestações contra falta de energia

A sequência de protestos e interdições na Rodovia Rio-Santos evidencia a crescente insatisfação da população de Angra dos Reis com as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica. Moradores relatam prejuízos ao comércio, insegurança e dificuldades no dia a dia, principalmente para famílias que dependem de equipamentos elétricos, e afirmam que os apagões se repetem com frequência, sobretudo em períodos de grande movimento na cidade, como Natal e Ano Novo. A mobilização popular tem pressionado autoridades e reforçado cobranças por soluções definitivas, incluindo a apuração das responsabilidades da concessionária Enel por meio de medidas no Legislativo municipal.

Nova manifestação fecha a BR 101 em Angra após falta de luz em Angra dos Reis. Foto: Redes sociais

Nota da Enel

A Enel Rio tem forte compromisso com todos os clientes da área de concessão, traduzido por investimentos massivos em tecnologia, automação, reforço das redes, contratação e formação de pessoal.

Para o período de 2025 a 2027, a distribuidora está investindo um montante recorde de R$ 6,1 bilhões e contratando um total de dois mil novos colaboradores próprios até o fim deste ano para reforço das operações. Desse total, mais de 850 profissionais já foram contratados.

A companhia também vem ampliando a estrutura nos canais de atendimento e a parceria com as prefeituras e órgãos públicos, para garantir uma atuação mais próxima durante o ano e, principalmente, no verão.

Para a Região Sul e a Região dos Lagos – que registram nessa época um elevado número de visitantes, superior em até 4 vezes o número de moradores em algumas cidades – a empresa adotou uma série de medidas preventivas e reforçou seu plano operacional para agilizar os atendimentos. Em 2025, a Enel Rio realizou um total de 187 mil podas apenas na região Sul, instalou novos equipamentos de automação e inspecionou quilômetros de redes.  A distribuidora também vem realizando obras estruturais para aumento da capacidade do sistema elétrico na região.

A companhia reitera que seguirá investindo para melhoria contínua dos serviços prestados à população fluminense. 

spot_imgspot_img

Últimas noticias