O Julho Amarelo é o mês da conscientização sobre as hepatites virais. Por isso, a Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria Municipal de Saúde faz campanha junto à população para que as pessoas façam os testes rápidos para hepatites B e C oferecidas nas unidades básicas de saúde. Além de tomar as vacinas. A campanha está sendo desenvolvidas nas redes sociais, pelo Canal Saúde Itaguaí.
A hepatite viral trata-se de uma inflamação no fígado que pode apresentar diversas causas. Elas são causadas por 5 tipos de vírus: A, B, C, D e E. Hepatites A e E têm transmissão oral-fecal e se manifestam geralmente na forma de hepatite aguda, com sintomas como febre, dor abdominal, náuseas, mal-estar e olhos amarelos e urina escura.
A hepatite B é transmitida, principalmente, pelo sexo sem proteção. Também ocorre por meio do sangue e materiais perfuro-cortantes contaminados pelo vírus B. Pode passar de mãe para filho na gravidez e durante o parto e, por isso, precisa ser acompanhado durante o pré-natal para iniciar medidas e evitar a transmissão vertical.
A hepatite C é transmitida por sangue e materiais contaminados com o vírus. Práticas sexuais sem preservativo também transmitem o vírus. A hepatite D depende da presença do vírus B no paciente infectado para sobreviver e é frequente na região Norte do Brasil.
As vacinas disponíveis nos postos de saúde são contra as hepatites A (crianças a partir de 18 meses a 5 anos) e B (1ª dose ao nascer e adultos de qualquer idade). Os postos estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.